terça-feira, 24 de maio de 2011

11. UM MONSTRO CHAMADO Lady Gaga

Assisti e gravei o especial LADY GAGA PRESENTS THE MONSTER BALL AT MADISON SQUARE GARDEN na HBO, por sugestão de meu amigo e blogueiro Carlos Roberto.
Neste concerto épico, a turma de Lady Gaga está perdida em Nova Iorque, buscando encontrar o local do show. Tentam chegar pelo metrô; através do Central Park, onde encontram o Monstro da Fama (e, numa sacada genial, a cantora apresenta a música Paparazzi); e finalmente encontram o Madison. Antes do show, Lady Gaga chora (!), lembrando que quando era criança, sua mãe a levava para ver shows de artistas que a criança Stefani Joanne gostava. E dali a alguns instantes, seria ela a ser ovacionada por milhares de pessoas.
Durante o concerto, com imagens em preto e branco, toda a movimentação de troca de roupas (seis) e retoques de maquiagem da cantora e bailarinos.
Enquanto via o concerto, fiquei pensando em duas coisas que sempre vejo nas reportagens, artigos, e qualquer coisa que se publique sobre Lady Gaga. A primeira é toda e qualquer referência ou citação a Madonna. E a segunda é sobre quanto tempo o fenômeno Lady Gaga vai durar.
Lady Gaga nunca escondeu ter sido fã de Madonna desde criança. Também que Madonna sempre foi uma inspiradora de sua carreira. Um ex namorado meu, que viu fragmentos do especial comigo, reconheceu tais referências a Madonna não apenas na música que encerra o show (Born this way), como nos cenários, e em até algumas posturas da cantora. Há também algumas ousadias, como louvar seu público (a quem ela chama carinhosamente de "pequenos monstros") e estimulá-lo a sempre realizar seu sonho, além de uma ode à causa gay, que culmina com um beijo ridiculamente técnico entre dois dançarinos ao final da música Alejandro. Durante o concerto, Lady Gaga refere-se a Madonna várias vezes, de maneira carinhosa ("aquela vadia").
Quando se fala no tempo que vai durar sua carreira, a resposta pode estar na capacidade de Lady Gaga produzir assunto.
É sabido que celebridades sobrevivem durante o tempo que provocam interesse em seus fãs. E Lady Gaga, só por existir, provoca este interesse. Não à toa, possui mais de 10 milhões de seguidores no Twitter. Lady Gaga já vestiu roupa composta por bifes, foi carregada pelo público quase nua e, recentemente (depois da gravação do concerto da HBO, que foi em maio), aplicou dois chifres na altura dos ombros.
Claro, os dez milhões de seguidores e outros tantos milhões espalhados pelo planeta, esperam novidades da popstar. Alguém acha que a indústria Lady Gaga vai parar de produzir novidades e provocar interesse?
Portanto, vida longa a Lady Gaga. Fãs que a manterão viva por muito tempo, ela tem de sobra. Não precisa que a mídia repita as mesmas perguntas sempre. Nem gaste laudas e mais laudas para não respondê-las. Talento ela tem. Seja no palco, na voz, nas letras que (sim) compõe, nas notícias que cria. Fora que é jovem. Tem uma longa estrada para percorrer. E quem sabe?, crescer junto com seus fãs, e conquistar outros a cada trabalho novo que produzir.

5 comentários:

CIELLO disse...

oi.... to perdido por aqui... tentando pegaro o fio da meada e me recuperando de uma cirurgia.... aqui no interior... sj rio preto.

LG? ela fez oque precisava ser feito e trouxe de volta o exotico, o excentrico a tona no mundo pasteurizado de Rihannas, Beyonces e afins... fez o diferencial e provavelmente entre um escorregao e outro vai produzir coisas interessantes... vida longa a LG.... mas eu quero minha rainha de Volta!! Vem Madonna!!! rs,,,

bjaum sumido!

FOXX disse...

mas faltou uma coisa: o show é bom? ela canta bem ao vivo?

Lobo disse...

Eu a acho interessante porque num mundo onde a maioria das estrelas tentam chamar a atenção sendo gostosas, ela chamou a atenção sendo bizarra XD.

Mas nem acho que ela canta bem ao vivo.

wyndson disse...

Achei muito pertinente esse texte que vc escreveu, nesse momento, onde todos clamam por heróis e ao mesmo tempo jogam pedras nos "novos"... Precisamos dar oportunidade aos "incansáveis guerreiros"... hehe Admiro a lady Gaga nao pelos motivos obvios... mas por ser "ela"... e voce, de forma especial mostrou isso... parabéns, continue nos agraciando com suas idéias...

railer disse...

eu gosto da gaga, das atitudes dela e do ritmo de suas músicas.